DESCRIÇÃO

A Mamografia é uma técnica que utiliza Raios X para radiografia de alta resolução da glândula mamária. É um exame de diagnóstico dirigido especificamente às mamas, que utiliza baixas doses de radiação dirigida, pelo que normalmente não existe qualquer tipo de problemas secundários associados.

A mamografia é o melhor método de imagem para o diagnóstico de lesões da mama, recomendado como exame de rotina e rastreio.

Tem um papel central na deteção precoce do cancro da mama, recomenda-se, por isso, o seu rastreio anual a partir dos 40 anos, ou eventualmente mais cedo em pacientes de risco acrescido por antecedentes genéticos marcados. Serve também como método de diagnóstico e de deteção de determinadas patologias mamárias, em pacientes com sintomas, tais como nódulo palpável, dor ou escorrência mamilar.

REALIZAÇÃO DO EXAME

A mamografia é realizada de pé, podendo em certas situações ser efetuada sentada.  É um exame não invasivo, contudo, pode provocar um ligeiro incómodo devido à compressão da mama. A compressão é necessária para que se obtenha uma imagem de qualidade e seja utilizada menor irradiação.

PREPARAÇÃO

Não necessita de qualquer preparação prévia específica; contudo, não deve usar cremes ou desodorizantes sobre a região mamária e axilar, porque alguns desses produtos são opacos aos Raios-X e podem gerar imagens enganadoras. Deve ter-se em conta que a mama é mais sensível no período pré-menstrual, pelo que a realização deste exame deve ser evitada nessa altura para diminuir o incómodo da compressão. Como é um exame que utiliza radiação, em mulheres grávidas deverão ser tomadas certas precauções.

EXAMES DISPONÍVEIS

Mamografia Digital