DESCRIÇÃO

A Tomografia Computorizada (T.C.) tornou-se um dos mais importantes exames radiológicos. É um equipamento especial que utiliza Raios X para obter dados de vários segmentos do corpo (aquisições “de volume”), que posteriormente são processados por um computador obtendo-se imagens em todos os planos dos tecidos corporais e dos vários órgãos a estudar.

O equipamento adquirido pelo CRO, Toshiba Aquillion 64 cortes, disponibiliza a mais avançada tecnologia que permite melhor qualidade de imagem assegurando um rápido e preciso diagnóstico. Este equipamento disponibiliza várias aplicações clínicas (TC Cardíaco, Colonoscopia Virtual, Angio TC, Dental Scan, etc) para diagnósticos ainda mais completos.

REALIZAÇÃO DO EXAME

O técnico começa por posicioná-lo na mesa de TC de acordo com o exame pretendido. Ao longo do exame, a mesa move-se lentamente para dentro do túnel (“gantry”). Durante a obtenção das imagens o técnico permanecerá resguardado numa sala contígua, embora esteja sempre em contacto visual e verbal consigo. O exame é indolor e não invasivo, demorando geralmente entre 5 e 15 minutos consoante a região do corpo a estudar e o tipo de exame efetuado.

Uma TC por vezes requer a utilização de diferentes materiais de contraste para melhorar a visibilidade de determinados tecidos, órgão ou vasos sanguíneos. O material de contraste pode ser engolido, injetado através de uma veia do braço ou administrado por clister, dependendo do tipo de exame.

Antes da realização do exame os nossos serviços entregar-lhe-ão um questionário e um termo de responsabilidade “Consentimento Informado” para, caso seja necessário, administrar o produto de contraste. É necessário para o técnico estar informado se apresenta algum histórico de reações a produto de contraste, algum tipo de alergia, especialmente a medicação ou a iodo, e se tem história de diabetes, asma, problemas cardíacos, renais ou da tiróide. Estas condições podem indicar um maior risco de reação ao material de contraste ou eventuais problemas na eliminação do material depois do exame. Habitualmente, quando administrado por via intravenosa, poderá surgir uma sensação de calor passageira e de pequena intensidade, bem como um sabor metálico na garganta. No entanto, com a segurança dos materiais de contraste mais recentes, os efeitos adversos são muito raros e podem ser prevenidos.

PREPARAÇÃO

A preparação para um exame de TC é geralmente muito simples. Em alguns casos não é necessária qualquer medida, noutros casos é necessário jejum de 4 a 6 horas, porque, eventualmente, poderá ser necessária a injeção de produto de contraste por via endovenosa. O único exame que apresenta uma preparação muito especifica é a Colonoscopia Virtual. No ato da marcação ser-lhe-á indicado se é necessário qual a preparação que terá que fazer, em função do exame a realizar. Como em todos os exames que utilizam RX, existem contra-indicações em caso de gravidez; portanto, se existe alguma suspeita de poder estar grávida, deverá avisar o pessoal técnico ou médico do CRO.

EXAMES DISPONÍVEIS

Angio TC

Colonoscopia Virtual

Entero TC

TC Cardíaca

TC Dental Scan

TC Articular Temporo-Maxilares

TC Bacia

TC Coluna

TC Crânio-encefálico

TC Abdominal

TC do Cavum

TC Pescoço

TC Fossa Posterior

TC Hipófise

TC Joelho

TC Laringe

TC Maxilo-Facial

TC Membros (pés, mãos, punhos, tib. társica,…)

TC Orbitas

TC Oro e Rinofaringe

TC Ouvidos

TC Pélvico

TC Renal e/ou Supra Renal

TC Sacroilíacas

TC Seios Perinasais

TC Tóracico

Uro TC